Tipos de roupa para noivo: fraque, terno ou smoking?

A rotina de planejar um casamento pode ser muito estressante para a noiva, não é mesmo? Afinal, além do desejo de ter um dia inesquecível, ela acaba ficando responsável pelo local, buffet, convites e até mesmo a roupa do noivo.

Pensando nisso, resolvemos mostrar os principais tipos de roupa para noivo e como elas devem ser usadas. Conhecê-las vai facilitar a hora de tomar a decisão certa sem se estressar. Vamos lá!

Fraque

Como ele é

O fraque é de origem inglesa e conta com uma longa cauda até o comprimento dos joelhos na parte de trás, combinando com o seu corte triangular. É um traje composto por um casaco que vai até os joelhos, um colete, um cinto ou suspensórios (nunca os dois), gravata e camisa branca.

Por ser um modelo do século XIX, o fraque é considerado um traje extremamente formal. Por isso, suas cores são o preto e o cinza, sendo que o colete pode variar entre cinza e branco.

Como deve ser usado

Se o seu casamento dos sonhos é clássico e altamente formal, o fraque é a melhor opção para o futuro marido. Em relação ao horário, o traje no exterior é associado a eventos diurnos, mas no Brasil acaba aparecendo muito nos noturnos.

Por causa da cauda longa, esse tipo de vestimenta é ideal para homens altos e magros. Homens que fogem desse biotipo podem usar o meio fraque, que é uma adaptação brasileira e possui uma cauda menor, combinando com o corte quadrado.

Terno

Como ele é

O terno é a opção mais usada nos casamentos, tanto pelos noivos quanto por padrinhos, pais e convidados. Ele é composto de cinco peças: a calça, o paletó, um colete, uma camisa social e uma gravata neutra. Quanto às cores, a calça e o colete devem ser do mesmo tom e tecido.

Além disso, você deve ficar atenta ao corte do terno, pois ele precisa se ajustar perfeitamente ao corpo do noivo. Isso pede por uma ida ao alfaiate!

Como deve ser usado

Apesar de também carregar um ar de muita elegância e classe, ele é mais moderno e combina com cerimônias mais democráticas do que o fraque, por exemplo. Em relação às cores, durante o dia usa-se bege e cinza claro. Para a noite, as mais escolhidas são o preto e azul-marinho.

Para complementar o visual, uma boa ideia é acrescentar uma flor da lapela, que deixa o conjunto mais charmoso e romântico.

Smoking/Tuxedo

Como ele é

O smoking é uma vestimenta semiformal de origem britânica usada em muitos eventos chiques, como o Oscar, por exemplo. Seu toque principal é a gravata borboleta, que vem acompanhando um casaco curto, com colete ou faixa, sapato clássico e também com lapelas de seda ou cetim. Em relação às cores, as peças devem ser pretas ou azuis, acompanhando a camisa branca.

Como deve ser usado

Ele é escolhido para cerimônias noturnas e formais, podendo ser usado por noivo, padrinhos ou pais, se for decisão do casal. Da mesma maneira, os convidados só usam o smoking a pedido do casal  ou seja, quando a cerimônia for black tie e constar no convite.

Há uma grande discussão sobre o seu uso em casamentos, pois como é considerado um traje chique com um toque de informalidade, pode ser facilmente substituído pelo fraque  o que combinaria mais com uma cerimônia clássica, por exemplo.

Conhecendo os principais tipos de roupa para o noivo, a decisão será muito menos complicada e você poderá usar seu tempo para fazer o seu casamento ser inesquecível. Apenas não se esqueça de pensar se a cerimônia combina com a roupa escolhida!

Gostou de conhecer os tipos de roupas para noivos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades para planejar um casamento dos sonhos!

Teresa Lamas

Especialista em Casamentos e Autora do Blog Teresa Lamas

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"