Qual o melhor mês para casar? Confira!

Escolher o melhor mês para casar exige tempo e dedicação das noivas. Cada etapa do ano possui diferentes características que devem ser avaliadas cuidadosamente, como variações de temperatura, chuvas e alterações nos preços dos serviços.

Mas não se preocupe! É possível tomar a decisão correta de acordo com as possibilidades financeiras do casal. O principal diferencial está em organizar um planejamento minucioso com base nas vantagens e desvantagens das datas mais procuradas para o evento. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e acerte em cheio na escolha. 

Aproveite as facilidades do verão

Os meses de calor são ideais para cerimônias ao ar livre ou em cenários paradisíacos. Por isso, torna-se importante pesquisar bastante antes de definir a data. Veja mais informações sobre a estação: 

Janeiro

É considerado um período de menor custo para o casamento. Por conta da baixa procura, muitos fornecedores oferecem promoções. Não é preciso reservar a data com antecedência, mas o planejamento deve ser cuidadoso pelas altas temperaturas.

Fevereiro

Por coincidir com o Carnaval, a maioria dos salões não consegue fechar todas as datas. A principal vantagem do mês é a grande variedade de flores típicas da estação com preços baixos.

Março

O calor fica mais ameno e aumenta a procura por festas durante o dia. Por isso, muitas noivas escolhem o mês para celebrações em ambientes repletos de belezas naturais.

Faça uma festa com a cara do outono                                  

Por ser uma das estações mais charmosas do ano, o outono proporciona uma grande cartela de cores aos ambientes. Conheça as particularidades de cada mês:

Abril

É um dos queridinhos das noivas. As possibilidades de chuva são pequenas e os convidados se sentem confortáveis, tanto em ambientes ao ar livre como em salões fechados.

Maio

Considerado o mês nobre do casamento, torna-se uma das primeiras opções de toda noiva logo no início dos preparativos. No entanto, a grande disputa por datas e a inflação das flores pesam na decisão.

Junho

Com a queda das temperaturas, diminui o número de cerimônias ao ar livre. O momento é ideal para festas que exigem trajes clássicos dos convidados. A temporada da tulipa também agrada aos noivos que desejam uma decoração sofisticada.

Considere o charme do inverno 

Não deixe o frio assustar. Os casamentos no inverno são uma grande oportunidade de surpreender os seus convidados com sofisticação na medida certa. Avalie as possibilidades: 

Julho

O frio vai ser o charme de qualquer evento, especialmente em ocasiões noturnas. É necessário caprichar nos pratos quentes e em opções de bebidas. Como é um mês menos procurado, os preços dos serviços costumam reduzir.

Agosto

Para os casais com orçamento limitado, o mês pode ser uma ótima opção. A superstição em torno do azar costuma afastar as noivas e  melhorar consideravelmente os preços.

Setembro

Por representar a transição entre inverno e primavera, o mês é um dos preferidos dos casais. A variedade de flores e as temperaturas agradáveis tornam as cerimônias mais românticas. 

Capriche na decoração de primavera 

A estação das flores representa um verdadeiro convite para os noivos. Além das belezas naturais, os trajes se tornam mais descontraídos. Acompanhe os detalhes:    

Outubro

O auge da primavera representa cerimônias cheias de estilo e com ótimas flores. O clima fica favorável, e o início do horário de verão aumenta os eventos ao ar livre. 

Novembro

Para cerimônias com um ar provençal, as noivas podem apostar nas lavandas. O charme da flor deixa o ambiente com um estilo personalizado. As temperaturas são amigáveis, porém é preciso se preparar contra temporais.

Dezembro

Um dos meses mais concorridos entre os casais. Em decorrência do clima festivo de final de ano, favorece a presença de amigos e familiares. Por marcar o início do verão, as flores também representam uma vantagem na decoração.

Agora você já sabe como escolher o melhor mês para casar. Afinal, um dos momentos mais importantes da sua vida merece ser organizado cuidadosamente.

Caso você não tenha um motivo especial para determinar uma data, considere as vantagens e desvantagens de cada temporada. Dessa forma, torna-se possível organizar a cerimônia dos seus sonhos com uma série de facilidades.    

Gostou das informações deste artigo? Então, leia também sobre 8 ideais criativas para convites de casamento.  

Teresa Lamas

Especialista em Casamentos e Autora do Blog Teresa Lamas

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"