Como economizar no casamento sem abrir mão da festa?

Economizar no casamento pode deixar a maioria das noivas de cabelos em pé. Os serviços essenciais costumam encarecer o orçamento e assustar os noivos logo no começo dos preparativos. Mas nada de pânico! É possível realizar uma cerimônia inesquecível sem gastar uma verdadeira fortuna.   

O segredo do sucesso está em se programar com bastante antecedência. Quanto antes começar a pesquisar sobre o assunto, mais fácil será encontrar boas opções de pacotes. No entanto, lembre-se que mesmo com alguns cortes no cronograma, torna-se indispensável priorizar a qualidade das empresas contratadas e ficar de olho nos prazos.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, daremos dicas essenciais para diminuir os gastos sem deixar de lado a elegância da ocasião. Acompanhe:

Defina uma lista de prioridades

A maioria dos casais deseja impressionar seus convidados com uma festa grandiosa. Entretanto, existe também a opção de investir os recursos financeiros no futuro lar ou em viagem de lua de mel. Não importa qual seja o motivo, se você deseja economizar na cerimônia precisa criar uma lista de prioridades.

Logo, no início dos preparativos, converse com seu noivo sobre os principais desejos para a realização do evento. Pense no sonho que envolve o momento e elimine gastos que podem ser desnecessários. Por exemplo, vocês precisam de uma banda de baile ou o trabalho de um DJ será suficiente para esquentar a pista de dança?  

São alguns detalhes que fazem toda a diferença no valor final do orçamento. Mesmo com cortes, torna-se essencial considerar cuidadosamente em quais serviços economizar e exigir sempre muita qualidade nas contratações.   

Adote a prática do “faça você mesmo”

Em cada detalhe do casamento existe o olhar diferenciado da noiva. Por isso, você pode aproveitar para colocar a mão na massa e criar acessórios decorativos completamente originais. Os itens de papelaria são ótimas opções para animar a festa e ainda decorar o espaço com muita criatividade.

Faça plaquinhas de redes sociais com frases divertidas, menus de mesa ou enfeites temáticos. Atualmente, existe uma série de modelos e vídeos de orientações, divulgados na internet, para facilitar a produção. Outro ponto que costuma aliviar o orçamento é fabricar as lembrancinhas de forma artesanal. Escolha um tema que esteja relacionado ao estilo da cerimônia e encontre algo que agrade seus convidados. Veja algumas opções práticas:

  • saches de escalda pés;

  • caixa de vinho;

  • doces finos de potinho;

  • kit de velas aromatizadas.  

Escolha uma decoração simples

A temática da decoração costuma interferir diretamente nos custos. O grande diferencial está em entrar na tendência do momento e apostar em um casamento clean. O minimalismo torna a ocasião ainda mais romântica sem perder o estilo. Uma boa sugestão é optar por um espaço que seja repleto de belezas naturais para encantar os convidados com pouco investimento.

Pesquise sobre as temporadas que costumam encarecer os serviços. Escolha flores da estação e datas menos disputadas pelos casais, por exemplo, durante o mês de janeiro ou dias de semana. É preciso ter atenção especial com a iluminação do ambiente para valorizar os detalhes e as fotos.           

Monte o planejamento com antecedência

Não tem como fugir, o planejamento é seu principal aliado na hora de organizar uma festa de casamento. Comece os preparativos com o máximo de antecedência possível e invista tempo em pesquisas detalhadas sobre o assunto. Dessa forma, fica mais fácil encontrar os melhores fornecedores, com estratégias promocionais.

Caso tenha um bom espaço de tempo até o grande dia, as empresas podem abrir diferentes possibilidades de pagamentos. Monte uma planilha com todos os serviços essenciais, de acordo com sua ordem de contratação. Inicie o procedimento pelos trabalhos com maior custo para evitar se perder com tantas opções de orçamento.     

Pronto! Agora você já sabe como economizar no casamento e ainda garantir uma festa inesquecível. O mais importante é idealizar com antecedência e pesquisar diversas possibilidades. Encontre tempo para personalizar detalhes da decoração que funcionam como um grande diferencial para os convidados. Além de tornar o momento mais charmoso, os itens artesanais ainda agregam valor emocional ao ambiente.

Gostou das informações deste artigo? Entre em contato com a Teresa Lamas e conheça diversos serviços para a realização do seu evento.    

Teresa Lamas

Especialista em Casamentos e Autora do Blog Teresa Lamas

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"