Cerimonial de casamento: entenda mais sobre esse serviço!

Organizar um evento é uma tarefa difícil. Um casamento, então, é ainda mais! Mas os noivos não precisam se preocupar, pois existem profissionais que podem ajudar nessa tarefa. Se você está planejando se casar, provavelmente já deve ter ouvido falar do serviço de cerimonial.

Organizar a celebração gera uma infinidade de tarefas e não contar com um profissional especializado para ajudar a cumpri-las pode render dores de cabeça mais tarde. Além disso, definir todos os detalhes, falar com fornecedores e escolher a decoração, entre outras coisas, consome muito tempo.

Para que você possa ficar mais tranquila e aproveitar seu tempo antes do grande dia, explicaremos qual é o trabalho de um profissional de cerimonial de casamento!

O que é o serviço de cerimonial de casamento?

O cerimonial coordena todos os envolvidos na organização do evento, desde a pré-produção até a execução, para que tudo aconteça conforme o planejado. Por isso, responsabilidade, atenção e capricho são qualidades fundamentais para os profissionais do ramo.

O cerimonialista se tornará seu melhor amigo durante os meses que antecedem a festa, já que ele assumirá as rédeas da preparação do evento, ajudando a tomar decisões complicadas e deixando você livre para aproveitar seu tempo.

Além disso, ele está sempre pronto para resolver qualquer tipo de imprevisto antes mesmo dos noivos tomarem conhecimento do assunto.

Quais são as responsabilidades do cerimonialista?

Planejar o evento

Com toda a sua experiência, o cerimonialista auxilia os noivos a planejar o casamento, ajudando na definição do cronograma e na escolha de itens como:

  • local da festa;
  • decoração;
  • cardápio;
  • lembrancinhas;
  • atrações.

Adequar o orçamento

Muitas vezes, os noivos sonham com um casamento de grandes proporções, mas o orçamento disponível não se adequa. O cerimonial deve trazer o casal à realidade e ajustar as expectativas à verba disponível. É função dele encontrar alternativas que estejam ao alcance e sejam agradáveis.

Indicar profissionais

Escolher seus fornecedores pode ser uma tarefa árdua, já que exige tempo e pesquisa para uma pessoa que não atua no ramo. No entanto, o cerimonial de casamento pode encontrar e indicar profissionais que se adequam ao estilo e orçamento do casal.

Alguém que não tem a vivência profissional na área pode não saber avaliar o trabalho entregue pelos fornecedores e acabar contratando um que apresente um serviço de baixa qualidade ou com valor muito elevado.

Controlar as listas de convidados

Esse é um item que sempre gera desgaste para os noivos. Caso a lista de convidados não seja elaborada com controle, as coisas podem sair do planejado e, com isso, os custos aumentam muito.

Por isso, o auxílio de um profissional é extremamente importante. O cerimonialista ajudará, inicialmente, a elaborar a lista, podendo até mesmo cortar as pessoas mais distantes para conter um pouco os gastos.

Acompanhar a montagem e a execução do casamento

Antes do início da festa, o cerimonialista já está a todo vapor, verificando os detalhes da montagem, administrando o serviço do buffet, posicionando DJs etc. Ao longo dela, ele recepcionará todo mundo, orientará fotógrafos e estará à disposição dos noivos, familiares e convidados para ajudar no que for preciso.

Esse profissional estará preparado para fazer com que tudo corra bem durante o evento!

Quais são os riscos de não investir em um cerimonial?

Como mostramos, organizar um casamento não é nem um pouco fácil. O trabalho de um cerimonial é de extrema responsabilidade e você deve procurar um profissional de qualidade para desempenhar essa função. Deixar de investir nisso pode gerar diversas dores de cabeça e contratempos irreparáveis — justamente o que você não quer no seu grande dia.

Lembre-se: esse é um dia único e não vale a pena se arriscar. Confie em um profissional e garanta que seu casamento seja perfeito!

Agora que você já sabe o que é um cerimonial de casamento, ficou muito mais fácil organizar seu evento, não é mesmo? Compartilhe essa informação nas suas redes sociais e ajude outras noivas a terem o grande dia dos sonhos!

Teresa Lamas

Especialista em Casamentos e Autora do Blog Teresa Lamas

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"