Casamento sem festa: 5 dicas para organizar a cerimônia dos sonhos

A cerimônia de casamento é um sonho de muitas mulheres: uma celebração religiosa seguida de festa, com decoração impecável, buffet perfeito, música boa e convidados animados. Porém, outro tipo de evento vem ganhando cada vez mais adeptas devido à praticidade, economia e intimidade. É o casamento sem festa.

Seja em função de o casal querer algo apenas para os parentes e amigos mais próximos, seja por ter optado investir na casa nova e até mesmo em uma viagem bacana de lua de mel, a verdade é que essa alternativa pode ser bem atraente.

Mas se engana quem pensa que um casamento sem festa dispensa planejamento e dedicação. Se você pretende se casar dessa forma, continue com a gente e confira 5 dicas para realizar uma cerimônia inesquecível!

1. Avise aos convidados que não haverá festa

Quando alguém é convidado para um casamento, o primeiro pensamento que vem à cabeça é: cerimônia religiosa + festa. No caso das mulheres, principalmente, já pensam logo em roupa, maquiagem, cabelo e acessórios para o dia, certo? Se não houver a segunda parte, isso poderá causar uma certa decepção nos convidados.

Sendo assim, o ideal é informar essa condição assim que for entregar os convites. Não pense que é deselegante ou chato. Pelo contrário, isso só te poupará de um constrangimento futuro ou de uma frustração por parte dos convidados.

2. Não exagere nos presentes do chá de panela

Uma coisa é você não fazer casamento e fazer chá de panela. Isso é perfeitamente possível. Mas muitas noivas enxergam nele uma possibilidade para mobiliar a nova casa. Isso é totalmente indelicado.

Portanto, se você optar por um casamento sem festa, pode fazer seu chá de panela sem preocupações, mas lembre-se de que ele é um evento informal, no qual é permitido pedir explicitamente os presentes, desde que sejam itens baratos.

3. Capriche na cerimônia de casamento sem festa

Apesar de não fazer uma festa, você pode caprichar na sua celebração, seja ela na igreja, salão ou sítio.

Uma decoração pode ser simples e bonita ao mesmo tempo. Portanto, invista nisso. Escolha músicas especialmente para a cerimônia, pense nos detalhes que podem fazer toda a diferença, como as entradas, os votos dos noivos e encerramento.

Um casamento é, acima de tudo, um momento emocionante para quem participa, portanto, deve ser pensado e planejado como tal.

4. Ofereça lembrancinhas ao final da celebração

Mesmo que você opte apenas pela celebração na igreja, por exemplo, nada impede que você dê lembrancinhas aos convidados ao final. Isso, inclusive, demonstra a gratidão por aquelas pessoas participarem desse momento com você.

O bem-casado é a mais popular, é claro, mas há muitas opções, como pão de mel, brownies, trufas, entre várias outras.

5. Contrate um cerimonial

Você pode pensar que um casamento sem festa é fácil de ser organizado. Não se engane. Independentemente de ser uma cerimônia para 50 ou 500 pessoas, há muitos detalhes a serem observados para que tudo saia como você imaginou.

Por esse motivo, a contratação de um cerimonial é indispensável para qualquer que seja a sua opção. Afinal, além da experiência no ramo, os profissionais estão por dentro das tendências, têm contato com os mais recomendados fornecedores e parcerias que, geralmente, significam melhores condições e menores preços na contratação dos serviços.

Além do mais, você fica tranquila e segura durante esse período de espera pelo grande dia!

Fazer um casamento sem festa é uma opção a se pensar, mas também exige atenção a detalhes, pesquisa, paciência e planejamento. Por isso, não deixe de contar com a ajuda de quem mais entende do assunto! Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no Facebook e Instagram!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"