Afinal, como escolher a data ideal para o casamento?

Escolher a data ideal para o casamento é uma das primeiras decisões que os noivos precisam tomar quando resolvem subir ao altar.

E nem sempre essa decisão pode ser das mais fáceis, já que esse tipo de escolha é vai influenciar diretamente diversos quesitos relacionados à festa, como o estilo do casamento e da decoração, os trajes dos noivos e dos convidados, entre outros.

Por isso mesmo que escolher a data da celebração é tão importante e é só a partir de então que os preparativos para o grande dia realmente começam a tomar forma.

Mas o que levar em consideração ao decidir qual o melhor dia para casar? Este post traz alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração e que com certeza vão ajudá-la a tomar a melhor decisão. Confira!

Estações e meses do ano

Além de afetar o estilo e a localização do casamento, as estações do ano também afetam o comportamento das pessoas. Se você e seu noivo adoram a natureza e dias ensolarados, por exemplo, um casamento ao ar livre durante a primavera ou o verão pode ser a melhor alternativa.

Com a estação do ano definida, escolha qual é o mês ideal para o tipo de casamento que vocês se propuseram a organizar.

Janeiro, por exemplo, é um dos menos procurados pelos casais, o que pode representar uma boa economia no orçamento. Mas é preciso ficar atento porque é um mês de férias e também de muitas chuvas, o que pode acabar atrapalhando, dependendo dos planos dos noivos.

Já setembro, por sua, vez, se tornou o mês mais disputado. Isso porque oferece uma grande variedade de flores, o que barateia seus preços, além do clima ameno.

Disponibilidade dos convidados

Se em sua lista de convidados há pessoas que você e seu noivo fazem questão que compareçam, é melhor ver com elas quais são as possíveis melhores datas para que não faltem nesse dia tão especial.

Para aqueles convidados que moram longe, talvez os meses de férias sejam os melhores, ou então os finais de semana prolongados devido aos feriados.

Superstições

Os brasileiros são supersticiosos. Quem nunca evitou passar de baixo de uma escada para evitar má sorte?

Se esse é o seu caso ou do seu noivo, vocês podem escolher a data do casamento baseada nas fases da lua e nos meses de boa sorte, além de evitar dias carregados de negatividade, como o dia 13, por exemplo.

Simbolismo

Quer algo mais romântico do que casar na mesma data do aniversário de namoro ou então no dia em que se conheceram? 

Há casais que optam por homenagear os pais e avós e escolhem a data baseada no dia do casamento deles. Lindo, não é mesmo?

Caso optem por algo assim, aproveitem para deixar claro para os convidados o motivo da decisão. Com certeza a cerimônia será ainda mais cheia de emoção!

Gostou dessas dicas sobre como escolher data ideal para o casamento? Já consegue visualizar alguns possíveis dias? Aproveite para começar seu planejamento e confira este post sobre como organizar um casamento em 5 passos.

Teresa Lamas

Especialista em Casamentos e Autora do Blog Teresa Lamas

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"